quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reforma Protestante


A Reforma Protestante foi mais que um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do castelo de Wittenberg, propondo uma reforma no catolicismo romano, contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, como: a oração pelos mortos, missas celebradas de costas para o povo, adoração de imagens, canonização dos santos, adoração da Virgem Maria, legalização da penitência por dinheiro, dogma da virgindade perpétua de Maria e sua ascensão e , sobretudo, o abandono das Escrituras Sacradas deveriam ter fim. Os principios fundamentais da Reforma protestante são conhecidos como os Cinco solas.

No meio de tanto desafio da fé bíblica aprouve ao Espírito Santo de Deus usar Lutero para protestar e entender que a salvação é pela fé em Cristo Jesus, pela graça e não por obra, que as Escritura Sagradas estão acima da tradiçoes religiosas e que todos devem ter liberdade de consciência.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. Mudando o curso da história ao desafiar o poder do papado e do império, e possibilitou que o povo tivesse acesso à Bíblia em sua própria língua. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

A Reforma Protestante contribuiu para mudança religiosa, econômicas e educacionais. A Bíblia (Escritura Sagrada) través do conhecimento ela têm o poder de transformar a vida de um indivíduo e da sociedade.

O resultado foi à divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes originando o Protestantismo.

Tudo isso ocorreu durante um dos períodos mais revolucionário da história (passagem da Idade Média para o Renascimento) e mostra como as crenças de um homem poder mudar o mundo.

João 8:32 E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.


Deus os abencoem!
Cátia Silva

14 comentários:

  1. Legal sua postagem, é gratificante saber que Deus faz coisas grandiosas com o homem que se dispõe a honrar a sua palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e que Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus Cristo!

      Excluir
  2. Com a reforma “Nenhum aspecto da vida humana ficou intacto, pois abrangeu transformações políticas, econômicas, religiosas, morais, filosóficas, literárias e nas instituições. Foi, de fato, uma revolta e uma reconstrução do norte”, afirma o escritor Eby Frederick.

    Na educação, os impactos foram determinantes. Na Idade Média, a igreja era a única responsável pela organização e manutenção da educação escolar. A partir do século 16, surgiram as nações-estados, que se opuseram ao poderio universal do papa e formou-se a classe média. Hoje somos quem temos que dar continuidade a essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, irmão Geraldo! Temos que ter a responsabilidade e comprometimento com o Evangelho do Senhor Jesus Cristo levando, ensinando e testemunhado o Palavra Verdadeira...Obrigada por comentar, volte sempre e fica na Paz do Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  3. Paz Cátia,
    Seu blog está cada dia mais abençoado! Parabéns!
    Desejo também um Feliz ano Novo para você e toda a sua família. Luiz Rafael em: http://www.oucaapalavradosenhor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada meu irmão! Desejo que o seu ano seja cheio das Bençãos de Deus junto com sua família, FELIZ 2013!!!

      Excluir
  4. Amada irma Cátia, parabéns por tão lindo texto! tomei a liberdade de também publicá-lo fazendo referência aos seus devidos créditos e divulgando este seu trabalho tão abençoado.Minha irmã, Deus te abençoe em nome de Jesus!Continue nessa tua força, Deus é contigo!

    ResponderExcluir
  5. Amém e a Paz do Senhor Jesus Cristo! É uma honra para mim ter o senhor participando e comentando sobre o texto do blog Missões e Evangelismo, volte sempre e fique a vontade.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog. Artigos edificantes. Que a potente mão do Senhor esteja contigo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigada pela visita e que Deus continua abençoando o seu Ministério de Pregar a Palavra de Deus!!!

      Excluir
  7. Olá querida! Obrigada por estar seguindo o blog e seja sempre bem vinda,retribui a visita...abraço e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com muito entusiasmo.
    Gostei do que vi e li, e achei um blog fantástico, onde se aprende muito.
    Sou António Batalha, do blog Peregrino E Servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
    PS. Se desejar faça parte dos meus amigos virtuais,decerto que irei retribuir,
    seguindo e divulgando seu blog.
    Desejo-lhe muita saúde muita paz e grande felicidade, e também um Feliz-Natal.

    ResponderExcluir
  9. Deus seja louvado pelo que fez através de Lutero!

    ResponderExcluir

MINHAS POSTAGENS:

FOLHETOS EM MAIS DE 460 LÍNGUAS DIFERENTES GRATUITAMENTE
BannerFans.com BannerFans.com
Se você quer obter gratuitamente a literatura evangélica (FOLHETOS e o livro CORAÇÃO DO HOMEM - mais o menos 1700 folhetos e 100 livros, no total de 10 kg ), para os seus trabalhos evangélicos, escreva para a: "ALL NATIONS GOSPEL PUBLISHERS ( A Gospel Literature Mission fianced by donations) P.O. Box 2191, PRETORIA, 0001, R.S.A. ( Reg. No. 1961/001798/08)" pedindo gratuitamente as literatura, que a ALL NATIONS GOSPEL te enviará sem te cobrar nem um encargos e taxa de correio.

Tem também nas seguintes linguas:

Achual / Achuar, Aymara, Creole/Dom., Guarani,Português, Quechua,Espanhol e Guaymi E.
Obs.: (Material é para ser destribuído de graça para o trabalho de evangelismo).
Deus os abençoem na divulgação do Evangelho a todas as pessoas, pois o evangelismo é para todos que estão comprometidos com o Senhor Jesus!!!
Se você quer saber mais, como funciona este belíssimo trabalho, acesse o Site http://www.angp.org
"Dá-me, filho meu, o teu coração”Provérbios 23.26

BannerFans.com

O TRIGO E O JOIO
-"Não", respondeu ele, "porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo (Mt 13.29)
LANÇANDO A REDE (Mateus 4.18 e 19).
E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

Lâmpadas para os meus pés é a Tua Palvara,
e Luz para o meu caminho (Salmo 119.105).
A Bíblia Sagrada: Muito além de um papel, É a expressão do Deus vivo. Nos ensinando para não pecarmos contra ELE. Nos iluminando para não perdemos o caminho da salvação. Nos libertando, pois conheceres a verdade e a verdade vos libertará. Está é a Palavra de todas as horas!
LEIA A BÍBLIA SAGRADA.